Proposta Pedagógica

A incessante busca por uma educação de qualidade é uma das preocupações da Escola São Luís Guanella. Por isso, para alcançarmos este objetivo a Escola depende na atualidade, de sua capacidade de superar-se e renovar-se a cada dia sem perder o fio condutor: os pressupostos ideológicos, éticos e epistemológicos que a regem, sustentam e animam.

Manter atualizada uma escola é tarefa extremamente complexa, a qual implicam rever sua tradição acadêmica, resguardando-lhe os valores, ao mesmo tempo em que se implementam as necessárias inovações, atendendo aos sinais dos tempos e às novas demandas de sua clientela.

Para mudar é preciso ter a seriedade, a sabedoria, a coragem, o entusiasmo, a prudência e a serenidade de quem acredita que a sociedade de hoje precisa sim, ainda, da escola, mas de uma escola dinâmica, transformada e que estimula e viabiliza o desenvolvimento da consciência crítica, preocupa-se mais com a qualidade da aprendizagem, valoriza o saber e o ser humano como sujeito ativo, construtor do seu próprio conhecimento.

As mudanças não acontecem por acaso, já que são conseqüências naturais do processo de evolução do ser humano, de seu desejo e de sua necessidade de conhecer, criar e crescer, como indivíduo e como espécie.

Foi assim com a invenção da imprensa, da eletricidade, do automóvel, do telégrafo, do telefone fixo ao telefone móvel, do computador à internet.
A cada avanço social, político, econômico, científico ou tecnológico, novas questões e necessidades surgem para desafiar a Escola em sua organização e estrutura.
A complexidade do mundo moderno e os efeitos da globalização exigem que o processo educativo estimule novos conhecimentos, habilidades, competências e valores, promovendo o desenvolvimento do potencial empreendedor que todo o ser humano traz consigo.

É preciso que a Escola reveja seus objetivos e se reorganize, a partir de uma reflexão sobre a proposta de educação que oferece condições para o desenvolvimento das competências que fazem o novo acontecer. Uma educação que gera no educando a autonomia do pensamento, valorização, iniciativa e ação para empreender a própria vida, participando de forma consciente, efetiva e criativa na transformação da sociedade em que vive.

Cabe a Escola estar atenta às transformações e inovações; portanto a Escola São Luís Guanella,como instituição do setor terciário, é uma agência de prestação de serviços, a qual atua na área da educação e da instrução. Sua matéria-prima é então, constituída pelos sujeitos – aprendentes e ensinantes – e pelos objetos de conhecimento – os conteúdos curriculares – a serem apreendidos, compreendidos, produzidos.
Tendo em comum a abertura aos novos conhecimentos, os esforços em prol da qualidade da educação numa nova escola bem como o comprometimento com um trabalho sério, direcionado ao alcance de resultados positivos e duradouros, a parceria da Escola São Luís Guanella e Editora FTD é uma aliada dos educadores e educandos na socialização de conhecimentos vizando a melhoria da educação.

A Educação é uma obra do coração. Educar significa construir a pessoa a partir do seu interior, para possibilitar o seu desenvolvimento.

São Luís Guanella