Histórico

A primeira construção no terreno atual da Escola foi a Capela de Santa Rita, sendo hoje considerada uma obra arquitetônica histórica religiosa na identidade da comunidade.

A Escola funcionou por algum tempo nas dependências do Educandário São Luiz. Inicialmente existia somente o curso primário. No ano de 1967, de forma experimental, funcionou o curso ginasial. Já se pensava na construção de outro prédio com mais salas. O novo prédio do Curso Ginasial, atual casa paroquial do Santuário Nossa Senhora do Trabalho, foi concluído em 1969 e era ocupado apenas pelo Curso Ginasial. Em 1971 foi reconhecido o Ginásio Ipiranga, junto à Secretaria da Educação. Ele possuía os cursos primário e secundário do ginasial. Em 1979 foi concluído o prédio atual da Escola, ao lado do antigo, com maior capacidade física.

No ano 1994 foi dada entrada junto ao Conselho Estadual de Educação, no processo de instalação das séries do Ensino Médio. Em 2011 em decorrência do ano de Canonização do nosso fundador a Escola é renomeada Escola São Luis Guanella.

Em coerência com a Pedagogia do Pe. Luís Guanella a Escola é o lugar aonde se educa integralmente a criança, o adolescente e o jovem.

Hoje, na Escola São Luís Guanella nossa missão é: Educar e evangelizar a pessoa humana, através dos princípios da pedagogia do amor providente e preventivo, promovendo-a em todas as dimensões, segundo as potencialidades do indivíduo e como visão de futuro ” ser referência de instituição de ensino, perpetuando sua missão na sociedade, visando a promoção humana em sua plenitude”. E também seguindo o Modelo do nosso fundador Pe. Guanella, trabalhamos com os valores humanos cristãos que norteiam as instituições Guanellianas, no Brasil e no mundo.