Ensino

A Escola oferece à comunidade ensino a partir da Educação Infantil (Maternal, Nível A e B), Ensino Fundamental – anos iniciais (1º ao 5º ano) e Séries Finais (6ª à 8ª séries) até o Ensino Médio e Turno Integral. Possui Laboratórios de ensino, como o de Informática e o de Ciências. Tem em suas dependências um ginásio e quadras poliesportivas. Trata-se de uma Escola que evoluiu com sua história e que continua progredindo para o bem estar de seus alunos.

  1. Maternal – 03 anos;
  2. Nível A – 04 anos;
  3. Nível B – 05 anos;

Objetivo da Educação Infantil:

Integrar a criança no ambiente escolar, proporcionando sua socialização integração junto ao grupo, estimulando suas capacidades e características próprias, alcançando assim um desenvolvimento de suas habilidades. Nesse nível de ensino a criança é o centro, como protagonista de um processo de ensino-aprendizagem planejado para estimulá-la a se desenvolver integralmente.

Na educação infantil fundamentam-se nos seguintes direitos concretos das crianças que são chamados de direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar explorar, expressar e conhecer-se.

Os alunos tem aulas com a professora titular e aulas com os professores das disciplinas especializadas de inglês, educação física e ensino religioso, professores com formação específica. Também temos orientação nutricional supervisionada por uma nutricionista que  realiza oficinas de culinária com os alunos da educação infantil .

Os alunos tem acesso orientado ao laboratório de informática e biblioteca.

Ensino Fundamental tem a duração de 09 anos estando regimentada em duas etapas: anos iniciais e séries finais que compreende a faixa etária de 06 à 14 anos.

Para o ingresso do aluno no 1º ano o aluno deverá ter 06 anos completos no início do ano letivo.

Objetivo do Ensino Fundamental:

1º ano ao 5º ano

O Ensino Fundamental – Anos Iniciais é a continuidade da Educação Infantil, e tem como finalidade atender aos interesses e necessidades das crianças que são peculiares nesta faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades.

O Ensino Fundamental – Anos Iniciais traz mudanças no que se refere a rotina escolar e, apesar de algumas diferenças, temos por compromisso, desde a Educação Infantil realizar ações que visem a formação global do aluno. Entendemos que formar o aluno globalmente seja desenvolver habilidades e competências que o tornem apto a participar de forma crítica criativa e autônoma na vida social, aprendendo conteúdos, compreendendo informações, sendo extremamente atuante na construção do conhecimento.

O aprendizado dos conteúdos sistematizados implica no domínio da língua falada e escrita, princípios da reflexão matemática, noções espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, princípios da explicação científica, convívio com a arte e as mensagens estéticas, educação para o movimento e para a cidadania, exigindo, portanto, o reconhecimento de alguns critérios do convívio coletivo.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental trabalhamos com uma educação integral dos conteúdos cognitivos e dos conteúdos sócio afetivos.

Os alunos tem aulas com a professora titular e aulas com os professores das disciplinas especializadas de inglês, educação física e ensino religioso, professores com formação específica.

Os alunos tem acesso orientado ao laboratório de informática e biblioteca.

6º ano ao 9º ano

O Ensino Fundamental – Anos Finais objetiva promover os elementos que contribuam para aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Fundamental I e aprimorar o processo de formação do sujeito, possibilitando o acesso à autonomia intelectual e moral.

De acordo com a LDB, o Ensino Fundamental II tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante:

  1. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;
  2. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  3. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição do conhecimento e habilidade e a formação de atitudes e valores;
  4. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se as senta a vida social.”
  5. o desenvolvimento do conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal, de inserção social para agir com perseverança na busca do conhecimento;
  6. a compreensão da cidadania como participação social, política, assim como o exercício dos direitos e deveres políticos, sociais e civis, adotando no dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeito ao outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  7. além desses, é relevante estimular a pesquisa como instrumento no processo de ensino-aprendizagem, percebendo-a como prática social viva, dinâmica e processual por professores e alunos no cotidiano em sala de aula, sabendo utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Nesta linha de raciocínio, o Ensino Fundamental deve estar voltado para o sujeito, respeitando seus desejos, interesses, sua história de vida, suas possibilidades; como também estimulando sua criatividade, espírito crítico, atitudes reflexivas e transformadoras.

Os alunos tem acesso orientado ao laboratório de informática, laboratório de ciências  e biblioteca.

Promover o conhecimento científico e tecnológico, bem como desenvolver uma relação de parceria entre escola, família e demais segmentos da sociedade, para a formação integral do cidadão e a compreensão de sua parcela de responsabilidade na formação de uma sociedade mais justa e fraterna.

O Ensino Médio nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, de sua regulamentação e de seu encaminhamento, deixa de ser, simplesmente preparatório para o ensino superior ou estritamente profissionalizante, para assumir necessariamente a responsabilidade de completar a educação básica.

Em qualquer de suas modalidades, o Ensino Médio objetiva preparar para a vida, qualificar para a cidadania e capacitar para o aprendizado permanente; seja em eventual prosseguimento dos estudos ou ao ingresso direto no mundo do trabalho.

A intenção de completar a formação geral do estudante nessa fase, implica, entretanto, numa ação articulada no interior de cada área e ao mesmo tempo no conjunto delas. Essa ação articulada não é compatível com um trabalho solitário, definido independentemente no interior de cada disciplina.

Num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, estar formado para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. Significa:

  • Saber informar-se, comunicar-se, argumentar, compreender e agir;
  • Enfrentar problemas de diferentes naturezas;
  • Participar socialmente, de forma prática e solidária;
  • Ser capaz de elaborar críticas ou propostas;
  • Adquirir uma atitude de permanente aprendizado.

Essa formação exige estratégias de aprendizagem compatíveis, ou seja, condições efetivas para que os alunos possam:

  • Comunicar-se, argumentar;
  • Defrontar-se com problemas, compreendê-los e enfrentá-los;
  • Participar de um convívio social que lhes dê oportunidades de se realizarem como cidadãos;
  • Fazer escolhas e proposições;
  • Tomar gosto pelo conhecimento, aprender a aprender.

Os alunos tem acesso orientado ao laboratório de informática, laboratório de biologia, física e química e biblioteca. Dispomos para os alunos do Ensino Médio um projeto de iniciação científica na área da biologia e a oficina de redação.

Contamos com atendimento especializado para alunos com necessidades especiais, assegurando a todos igualdade e condições para acesso e permanência na escola, oferecendo apoio pedagógico especializado.

Horário do Turno Integral de 2ª a 6ª feira (fevereiro a novembro)

Início: 7h e 30min até 13h e 10min

Obs.: As atividades do Turno Integral transcorrerão no mesmo período letivo das aulas curriculares, sempre no turno da manhã. À tarde, os alunos seguem a rotina das aulas.

Alimentação:
Lanche da manhã:
Por conta da família
Almoço: Fornecido pela empresa Sabor Caseiro, tem um cardápio específico a ser servido no refeitório do Turno Integral. O cardápio é elaborado por nutricionista da empresa.

Cardapio  Março

Uniforme: Se faz necessário o uso do uniforme da Escola.

Nível de ensino para ingresso: Ed. Infantil ao 5º ano do Ens. Fundamental

Atividades desenvolvidas no Turno Integral:

Jogos, brincadeiras, recreação, acesso à Internet para pesquisa e jogos educativos, praça, sessão de vídeos educacionais, tarefas e temas de casa, biblioteca, hábitos de higiene e descanso.

Obs.: Horários específicos para cada atividade.

Local do Turno Integral: Os alunos ocupam um espaço especial na Escola.